Filo Echinodermata
▲ Voltar para o topo
Classificação
segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Classe Echinoidea: (ouriço-do-mar)
Os membros desta classe têm o corpo arredondado, sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis.

Em um ouriço-do-mar comum as vísceras estão encerradas em uma testa ou carapaça. Cinco áreas(ambúlacros) correspondem aos braços da estrela-do-mar, são perfuradas para 116 uma série dupla de pés ambulacrários. Nas placas há tubérculos baixos, arredondados, nos quais os espinhos se articulam. Entre os espinhos há pedicelárias, as quais mantêm o corpo limpo e capturam pequenas presas. Boca e ânus são centrais, mas em pólos opostos. Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.

Bolachas-da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Classe Crinoidea: (lírio-do-mar)

Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcáreas, ao qual estão presos 5 braços flexíveis que se bifurcam formando 10 ou mais extremidades estreitas, cada uma contendo muitas pínulas delicadas. Alguns possuem um pedúnculo longo, que fixa o crinóide ao fundo do mar. O tubo digestivo curva-se em U de maneira que a boca e o ânus estão presentes na superfície oral (face superior), dispostas lado a lado. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Classe Holothuroidea: (pepinos-do-mar)

Ao contrário dos outros equinodermatas, eles apresentam o corpo cilíndrico e alongado, com tegumento mole abaixo do qual se acham espalhadas placas calcárias microscópicas que funcionam como endoesqueleto. A boca é situada numa das extremidades do corpo, e é rodeada por tentáculos ramificados que são modificações dos pés ambulacrários. O ânus situa na extremidade oposta.
Na parte posterior do intestino encontramos formações características que são os hidropulmões ou árvores respiratórias que estende para frente da cloaca. Admite-se que exerçam funções respiratórias e excretoras.

Nos "pepinos-do-mar" o lado dorsal é representado por duas zonas longitudinais, enquanto que o lado ventral apresenta três zonas longitudinais (pés ambulacrários). 

O alimento dos adultos é representado por detritos orgânicos ou plâncton que o animal em mucos existentes nos tentáculos.  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Classe Asteroidea: (estrelas-do-mar)

Elas têm corpo achatado e em forma de estrela com cinco ou mais braços. Os pés ambulacrários localizam-se na face ventral dos braços, dispostos em duas fileiras. A respiração é tipo Branquial.
As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos, vermes tubícolas e de outros equinodermos. Algumas se alimentam de matéria orgânica em suspensão. Animais pequenos e ativos, mesmo peixes, ocasionalmente podem ser capturados pelos pés ambulacrários e pedicelárias e levados à boca. 
Quanto à reprodução, óvulos e espermatozóides são postos na água do mar, onde ocorre a fecundação. A clivagem é rápida, total, igual e indeterminada. A larva originada possui simetria bilateral e passa por diferentes fases. 

Estrelas-do-mar sofrem acidentes na natureza e podem soltar um braço (autotomia) quando manuseadas rudemente, mas os braços regeneram-se prontamente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Classe Ophiuroidea: (serpentes-do-mar)
Os Ophiuroidea ocorrem desde as regiões rasas, no médio e infralitoral, até as regiões abissais. Algumas espécies vivem em regiões estuarinas. Vivem abrigados em fendas de rochas, ou sob elas, sobre algas, ou no interior de estruturas animais, como esponjas e tubos de poliquetos. A maioria das espécies, entretanto, é encontrada em areia, lodo e algas, podendo ocorrer, também, em cascalho biodetrítico e corais. 
Animais conhecidos como serpentes-do-mar, apresentam o corpo estrelado, mas diferem dos asteróides, por apresentarem o disco central bem diferenciado dos braços. Estes, em numero de 05, são cilíndricos, delgados, simples ou ramificados. Quando vivos, apresentam movimentos serpenteantes, dai o seu nome. 
Não possuem pedicelas, e seu sistema digestivo é incompleto, faltando reto e ânus. 
Os restos de alimentos, depois da absorção e assimilação são eliminados através da própria boca porque o intestino, sempre muito curto e rudimentar, é fechado na extremidade posterior. 
Os adultos são encontrados geralmente em baixo de pedras e cascalho, levemente enterrados, ou dentro de esponjas. 
São carnívoros, alimentando-se de pequenos animais marinhos como: crustáceos, vermes e restos de outros alimentos.  

0 Comentários

Bem vindo


Esse é um blog produzido por Maria Caroline e Marcio Welben da 2° série do Ensino Médio, do Colégio Padre Ovídio.
Nesse blog falaremos sobre o Filo Echinodermata, entendendo suas caracteristicas, classificações e entre outros.