Echinodermata é o maior filo animal que não possui nenhuma representação em água doce e nem em vida terrestre.
O parentesco evolutivo ente equinodermos e cordados

A maioria dos equinodermos adultos apresentam simetria radial, uma característica primitiva presente apenas no filo Cnidaria. Por outro lado, as larvas dos equinodermos têm simetria bilateral.
Há outras importantes semelhanças entre equinodermos e cordados que são mais bem percebidas durante o desenvolvimento embrionário.
Nos nematelmintos, moluscos, anelídeos e artrópodos, o blastóporo origina a boca; o ânus surge posteriormente. Por isso esses animais são chamados protostômios, isto é, a boca é o orifício do tubo digestivo a surgir em primeiro lugar.
Nos equinodermos e cordados o blastóporo origina o ânus; a boca surge posteriormente. Por isso esses animais são chamados deuterostômios, isto é, a boca surge depois de o ânus ter sido formado.
Uma nova classe: CONCENTRICYCLOIDEA
Concentricycloidea (do latim cum, junto + centrum, centro; e do grego kyklos, círculo + eidos, forma) é uma classe de equinodermos, descrita em 1986, ainda é pouco conhecida. Os primeiros espécimes foram descobertos no início da década de 80, em madeira submersa, entre 1.058 e 1.208m de profundidade, ao largo da Nova Zelândia, e a cerca de 2.000m de profundidade ao largo da Ilha Andros, no Caribe. Aparentemente, a distribuição é cosmopolita, ligada à madeira submersa encharcada, o único habitat onde foram encontradas as duas espécies descritas até o momento.
0 Comentários
Esse é um blog produzido por Maria Caroline e Marcio Welben da 2° série do Ensino Médio, do Colégio Padre Ovídio.
Nesse blog falaremos sobre o Filo Echinodermata, entendendo suas caracteristicas, classificações e entre outros.